sábado, 16 de maio de 2009

Olhares múltiplos


Pensando em tudo o que a gente vê e ouve e escuta durante a vida eu cheguei a uma conclusão. Conclui que cada um vive a vida de um jeito, que cada um sente a sua plenitude de um jeito. Oras, mais é obvio alguém iria dizer. E eu digo, não...não é obvio. Por vezes achamos que a nossa reação frente a algum acontecimento é igual a de todos que o presenciaram, por vezes achamos que nosso jeito de amar é igual ao da pessoa que amamos, ou que nosso jeito de olhar para um foto e se emocionar com ela é igual para todos que viram essa mesma foto. Mais não é, jeitos, sentimentos e emoções variam de pessoa para pessoa, de corpo para corpo de olhar para olhar. As vezes o que compreendemos de uma maneira pode ser compreendido de outra por aquele nosso melhor amigo. O modo de olhar ao redor e sentir o mundo é único de cada ser humano que vive nesse planeta. Uma obra de arte tem mil faces, um poema tem milhões de significados, um livro pode ser entendido de várias maneiras diferentes. O pintor sabe disso, o escritor sabe disso, e é por isso que qualquer arte se torna especial e única para as pessoas que a observa, que a lê. Mesmo estando na mesma sala, observando a mesma tela, a mesma gravura, duas pessoas sentirão aquilo de uma maneira única, e depois dicutirão talvez por horas com o amigo, namorado, irmão, o porque daquele modo de ver ser tão especial. Seres humanos são tão iguais e tão diferentes. Podem estar tão perto um do outro ou tão distantes. Se um se perde em pensamentos em uma aula de história coisas totalmente diferentes da revolução francesa estarão finalmente em sua mente, enquanto aquele que presta atenção aprenderá por exemplo o significado da quilhotina em tão sangrenta fase da revolução. Só quis usar esse exemplo (meio tonto eu sei) para dizer que mesmo no mesmo lugar, escutando a mesma coisa pessoas iguais entenderão tudo diferentes. É a incrível diferença que faz de cada um o que é. É isso que eu sinto ao escrever aqui, eu sei que meus textos serão lidos e serão compreendidos de diversas formas, e não quero nem penso em mudar isso, em unificar tudo. As diferenças é que fazem o mundo mais legal. As vezes alguém pode ler qualquer coisa aqui e não entende, sentir que aquilo não faz sentido, mais eu digo, faz sentido, leia de novo, respite fundo, deixe a emoção aflorar, entre na história e sinta sua beleza. Alguma coisa aquilo representará para você. Se não for nada, tudo bem. Se for alguma coisa, ai sim eu consegui alcançar minha pretenção. Fazer com que meus textos pelo menos emocionem quem os lê. Quanto a olhares diferentes, eu sei que eles existem e que tudo o que vemos é único e particular. Por isso pergunto...sabe a imagem lá em cima...o que você vê? Imagine uma cena...simplesmente imagine uma cena...o que me anima é saber que terei cenas únicas, e totalmente diferentes, mais vindas de uma única imagem.

Por Carolina

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário