domingo, 28 de março de 2010

Astrolábio


-Mudanças. Eu costumava odiar mudanças. Costumava ficar nervosa, brava, perdida até mesmo quando mudavam a disposição dos meus móveis. Costumava. Agora, não costumo mais. A vida prova por "A" mais "B" que mudar é preciso. Assim como o poeta dizia de navegar. Mudar faz parte de todo processo vivo, de toda dinâmica de qualquer ser que more nesse planeta ou até em outro. E eu já mudei bastante. E agora, mudarei novamente. Tanto no sentido físico, quanto no sentido abstrato da palavra eu mudei. Meu jeito de agir, meu jeito de pensar agora é outro. Amadureci. Aprendi. Mudei. E devido a tudo isso, tive que sair de onde estava. Ir para outro lugar. Ganhar espaço. Ganhar horizontes. E eu fui. Outro estado. Outra cidade. Universitária. Foram quase três semanas de adaptações. Pessoas. Idéias. Afinidades. Saber se localizar. Saber onde ir. Saber com quem ir. Como lidar com tudo isso. Me enchi de medo. Me enchi de dúvidas. Que aos poucos foram sido respondidas, e que aos poucos fui enfrentando com coragem (é foi isso, não existe outra palavra, coragem). É normal temer o desconhecido. O escuro. Só que com o tempo as luzes foram se acendendo. Quase tudo já estava certo. Organizado. Rotineiro. Quando eu recebo a notícia que mudaria tudo de novo. Chamada em outra faculdade, outra cidade, meu estado. Tive minutos para pensar. E muito tempo para ter receios. Eu vou. Vou mudar de novo. Justo eu que não gostava de mudanças. E fui. Não há como voltar atrás. A bagagem já fez o trajeto Maringá-Marília-Araraquara. Eu já me decidi. Não tem como saber o dia de amanhã mesmo. Será que alguém já acordou em um lugar, passou a tarde em outro e finalmente a semana seguinte em alguma cidade totalmente nova? Eu irei fazer isso, amanhã. Deixei muita coisa para trás. Amizades espetaculares. Uma cidade maravilhosa. Um amor incompleto e indeciso. Só que vou começar de novo. Quem sabe não encontrei amizades fantásticas, uma cidade incrível e um amor, assim, por inteiro? Espero que sim. Peço que sim. No final de tudo isso, sei que mudanças acontecem como o vento. Que leva e que trás tudo, na ordem que quiser. Não quero bússola, não quero mapa, não quero parar para pedir informação. Quero ir exatamente para onde tenho que ir. E isso quem vai definir não sou eu. Pelo menos não eu sozinha. Tem alguém lá em cima que navega meu barco. E navegar é preciso. Assim como mudar.

5 comentários:

  1. Perfeito. Mais uma vez vida nova. Mais uma vez ela "mete a cara". Desejo uma linda etapa pra você. p.s.: nem deu tempo da gente ir pras cervejadas ;/
    bJUH Carol.

    ResponderExcluir
  2. Mudar é necessário...
    Aprendemos, amadurecemos, conhecemos nossos limites e etc...
    Amei o texto!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. já dizia o poeta analfabeto mangueirense:
    ''o mundo é um moinho
    vai triturar as ilusões a pó''
    Que vc enfrente todas as mudanças com a audácia e a perspicácia de uma águia!
    - também acabei de mudar de colegiando pra universitário -

    sucesso

    ResponderExcluir
  4. As mudanças geralmente nos deixam com medo, mas ela é precisa e forças nessa outra cidade, nessa outra vida. que você encontre o que desejas e seja feliz.

    beijos ;)
    e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. esta certa em mudar... a mudança faz parte da vida..
    e torço pra q de td certo.. sempre..
    pq vc merece..
    ;))
    bjaoo

    ResponderExcluir