domingo, 11 de julho de 2010

Nostalgie



Quando meus versos não são suficientes. Quando me faltam palavras. Quando mais um texto seria triste e angustiante. Quando já não sei o que dizer nem como dizer. Recorro a outros melhores que eu. Que definem melhor do que eu esse sentimento que provavelmente cada um sinta de um jeito.

-"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."
Rubem Alves

-"Saudade é ser, depois de ter."
Guimarães Rosa

-"Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche."
Martha Medeiros

-"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
Clarice Lispector

-------------------------------------------------------------------------
Dicionário escolar da língua portuguesa:

Saudade : recordação ao memso tempo triste e suave de pessoas ou coisas distantes o u extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; pesar, pela ausência de alguém que nos é querido; nostalgia.

Deu para entender? Eu ainda não entendo, só sinto.

5 comentários:

  1. sabe, tenho sentido a mesma coisa. Saudades do que já passou... saudades do tempo em que eu era felizona sem saber. Palavras lindas.
    :*

    ResponderExcluir
  2. Extramemente complexo de se definir...cada um, cada situação e cada momento alteram as definições...ou a tornam únicas...

    []s

    ResponderExcluir
  3. -"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."
    Rubem Alves

    E quando a alma não pode mais voltar para onde ela deseja? ;~
    A saudade consome.

    ResponderExcluir
  4. Existem sentimentos que não foram feitos para serem compreendidos, e sim sentidos...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. "saudade a gente sente é dos nossos pedaços que deixamos no caminho!"

    beijos ;*

    ResponderExcluir