quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pense nisso


-Quando somos crianças temos as mais fantásticas fantasias sobre nossas futuras profissões. Sonhamos que é maravilhoso ser gente grande e sair para o trabalho com a pasta debaixo do braço. E como somos crianças queremos atividades empolgantes. Queremos salvar o mundo. Mudar o futuro. Revolucionar. E aí almejamos sermos desde; bombeiro para enfrentar chamas e salvar vidas; astronauta para alcançar o espaço sideral; médico para liderar equipes cirúrgicas e curar; jogador de futebol para defender o time com raça; piloto de fórmula 1 para atingir altissímas velocidades, até jornalista, para cobrir as mais diversas notícias. Essas e mais uma gama de outras profissões heróicas e de destaque. Lembro que falava de ser juíza. De Direito claro. Pois achava inquestionável sua autoridade. Mas ao mesmo tempo que falava isto, sentava no parquinho do prédio onde morava e ficava horas amassando flores e folhas em um potinho com água para produzir cores diferentes. Depois dizia que eram remédios e saia passando em todo mundo. Juíza? Tem certeza? É, talvez não. Só que crescemos. Conhecemos as profissões. Percebemos que o heroísmo não é tão chamativo assim. E que destaque obteremos, se batalharmos, em qualquer profissão. Não é que o sonho acaba. Somente esquecemos dos sonhos. Ou começamos a perceber - com pés no chão - que devemos olhar para profissões mais discretas. Melhor, mais comuns. Daí ficamos na dúvida. Medicina ou letras? Música ou engenharia civíl? Moda ou filosofia? Complicado. Mas no fim nos encontramos. Escolhemos. Percebemos qual se encaixa. Qual, aparentemente, possui "nossa cara". Qual temos mais afinidade. Essa parte é relativamente fácil. E entre tudo isso, esquecemos das brincadeiras de criança. E talvez seria interessante se lembracemos. Eu, pessoalmente, me dei conta disso a pouco tempo atrás. E talvez, numa possibilidade remota, eu teria ganhado 3 anos se tivesse lembrado antes. Mas, lembrei na hora certa. Lembrei das plantinhas que amassava e sorri ao pensar que tenho laboratórios de botânica por aqui. Estou no lugar certo. Talvez. Provavelmente. Só que esse semana, tive dúvidas. Balancei. Repensei. E tive que mudar alguns conceitos e planos futuros. E ao lembrar de minha infância, lembrei também dos sonhos que deixei. Sonhos que diziam repeito a quem quero ser. O que quero saber fazer. O que quero mudar, construir. Pensei sobre isso. Pensei. Pensei. Pensei. E... vim até aqui escrever esse texto. Vim dizer para todos que tentem se lembrarem das brincadeiras de criança, para pensarem em sonhos talvez loucos. Para tentar realiza-los. Deixar fluir. Deixar imaginar. Deixar pensar. E se for preciso mude. Eu mesmo mudei. Minha conclusão? Enfim, terminar meu curso de fármacia, com glória e orgulho. Abrir meu próprio laboratório de produros fitoterápicos. E, ser professora. Mas essa sou eu. E você? Me conta vai!

-------------------------------------------------------------------------
Sem mais. Diz tudo.
Beijos a todos que lerem. E me digam...respondam, se quiserem.
Escrevi pensando em todos meu alunos. Uma nova experiência em minha vida. Desde já agradeço.

5 comentários:

  1. Fitoterapia é incrível! Já sei agora de quem pedir umas dicas ;P

    Não tenho nenhum sonho profissional. Meu futuro nessa área é uma página em branco ainda, mas pra mim, o que basta é o potencial de preenchê-la.

    Me vejo brincando de LEGO com o meu filho. Acho que vou fazer engenharia :P

    Lindas palavras, Carol ;***

    ResponderExcluir
  2. Brilhante esse texto!! Eu tenho uma amiga que tá seguindo o sonho dela de ser atriz, desde pequena falava que queria ta no meio dos artistas q ela via nos filmes e hoje ela tá cada dia mais perto, e eu me inspiro nela...
    não quero ser ator haha, mas quando criança eu sempre gostei de colar adesivos em tudo q eu tinha, ou pintar, pra falar q era meu... mas com o tempo eu me enteressei muito por natureza até que vou prestar biologia no fim do ano =) não tem nada a ver com colar adesivos e pintar, o que eu ainda faço... mas minha vida nunca caminhou muito pras artes, pode ser que no final das contas eu veja que era o caminho certo...mas eu só vejo coisas positivas vindo quando eu estiver na faculdade que eu tanto quero ano que vem!
    haha gostei da chance de escrever isso...
    =)

    ResponderExcluir
  3. Ah...
    Lembrar de quando somos crianças é tão bom...
    Revivi inúmeros sonhos assim...
    Hehehe...
    Lindo texto!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quando entrei na faculdade de Direito entrei com o intuito de ser juíza, na verdade acho que muito antes já tinha isso em mente, lembro-me de uma aula do Prof. Carlão em que ele me perguntou o que eu queria ser e eu respondi categoricamente: juíza! kkk Hoje, já no quarto ano do curso, ainda penso na magistratura, mas ampliei minha visão e pretendo ter outras funções antes, daqui uns anos eu te conto a minha trajetória profissional, enquanto isso posso dizer que minha escolha foi certa, e mesmo com todos os pesares, gosto muito de ser estagiária de Direito! kkk

    ResponderExcluir
  5. Prossigo no sonho de ser médico...
    Mas não por dinheiro, e sim por amor e paixão!
    Salvar vidas, ou pelo menos ajudá-las...
    Simplesmente assim.
    nasceu no meu coração e a cada dia que passa só se concretiza.
    Gostei muito do texto!!

    Abração !

    ResponderExcluir